Aurora cumpre requisitos do Incentivo “Todos contra o Mosquito” - Portal Aurora Notícias

Aurora cumpre requisitos do Incentivo “Todos contra o Mosquito”

Compartilhar


Por Henrique Macêdo / Com assessoria de Comunicação do Governo do Estado
                        
O Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde do Ceará divulgou nesta sexta-feira (29) a avaliação dos desempenhos municipais no controle das arboviroses. Aurora figura-se na lista dos 100 municípios cearenses que cumprem requisitos do Incentivo “Todos contra o Mosquito”. Desta forma, o município participará do rateio de R$ 10 milhões do incentivo instituído pelo Governo do Ceará em 12 de junho de 2017, para investimento em ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Com o rateio, caberá aos 100 municípios classificados a divisão do incentivo.

De acordo com o Governo do Estado, Aurora cumpriu as metas e alcançou parâmetros satisfatórios nos critérios de avaliação Estabelecidos no Termo de Compromisso assinado pelo governador Camilo Santana e o secretário da Saúde, Henrique Javi, no ano passado.

Entre esses critérios estão à instituição do comitê municipal intersetorial de combate ao mosquito, monitoramento dos indicadores de qualidade da vigilância das arboviroses, cobertura mínima da visita domiciliar de 80% dos imóveis do município e apresentação do Plano Municipal de Ação de Vigilância e Controle das Arboviroses para 2018.

Para participar do rateio do incentivo financeiro, o município teve que cumprir seis critérios de execução das ações previstas para o período de julho a dezembro de 2017. Entre esses critérios estão a instituição do comitê municipal intersetorial de combate ao mosquito, monitoramento dos indicadores de qualidade da vigilância das arboviroses, cobertura mínima da visita domiciliar de 80% dos imóveis do município e apresentação do Plano Municipal de Ação de Vigilância e Controle das Arboviroses para 2018.

Sobre a campanha

A campanha Todos Contra o Mosquito desenvolve ações permanentes com o objetivo de reduzir focos do Aedes. O Estado também conta com o Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Zika e Chikungunya, criado em 2015, pelo governador. O Ceará foi pioneiro na criação de brigadas estaduais contra o mosquito em prédios públicos, com vistoria semanal. Só o envolvimento da população traz um resultado efetivo do controle do mosquito Aedes aegypti.