Aurora vista do alto (Foto: Arquivo/Aurora Notícias)
Por Henrique Macêdo

Aurora.  O município de Aurora, na região do cariri, possui belezas naturais, religiosidade, acervo histórico fotográfico da cidade e diversos pontos turísticos a serem explorados pelos turistas que visitam a Terra do Menino Deus.

O Portal Aurora Notícias lista locais onde o visitante pode passar na cidade.

Minas do Coxá

Jazida do Coxá (Foto: Henrique Macêdo)

Cerca de 13 km separam a sede de Aurora das velhas jazidas do Coxá. Do cume do serrote é possível enxergar toda a região, numa visão privilegiada, em um raio de 360 graus. Uma visão das mais belas e estonteantes do Cariri.

Estação Ferroviária de Aurora

Após ser totalmente revitalizada, a Estação de Aurora passou a abrigar a Biblioteca Pública Municipal.
(Foto: Diário do Nordeste)

A Estação Ferroviária de Aurora, pertencente Linha-tronco, ou Linha Sul, da Rede de Viação Cearense, surgida com a linha da Estrada de Ferro de Baturité, foi palco do atentado que levaria a morte o coronel Isaias Arruda. Ele foi o principal mentor do plano de ataque de Lampião a Mossoró. A estação foi totalmente revitalizada, e no local atualmente funciona o anexo a biblioteca pública Antonio Jaime de Alencar Araripe.

Igrejinha da Santa Popular de Aurora – Mártir Francisca

A capela de Mártir Francisca é local de peregrinação de fieis. (Foto: Júnior Kariri)

Local de peregrinação de fieis, o monumento, de dimensões modestas, foi erguido pelo pai de Francisca. A capela fica localizada no bairro São Benedito (Aurora Velha).

Mártir Francisca, como foi reconhecida pela Igreja Católica, foi assassinada por Francisco Ferreira Barnabé, chamado de “Chico Belo” depois que o pai da vítima desfez o noivado alegando que ele seria muito rude.

Monumento Frei Caneca

Monumento Frei Caneca (Foto: José Cicero)

Localizado no Sítio Juiz, região de Ingazeiras, o monumento foi edificado sentido de assinalar os 190 anos da passagem do revolucionário por Aurora. Na época, Frei Caneca seguia para o município de Crato.

Paróquia Senhor Menino Deus

A obra foi esculpida em 1981 pelo artista plástico Franzé D'Aurora (Foto: Franzé D'Aurora)

Localizada na Rua Boa Vista, no centro de Aurora, a Paróquia Senhor Menino Deus possui uma arquitetura emblemática. Entre as belezas que podem ser encontradas no interior do templo religioso a que mais se destaca é o altar que foi esculpido no ano de 1981 pelo artista plástico Franzé D’Aurora.

Rio Salgado

Em época de cheia o Rio Salgado atrai pescadores ribeirinhos em busca de peixe. (Foto: Henrique Macêdo)

O Rio Salgado, um dos atrativos naturais oferecidos à população, fica  localizado na entrada da cidade. Em épocas de cheia o rio atrai pescadores ribeirinhos em busca de peixe.

O manancial é um dos afluentes do Rio Jaguaribe e tem um percurso de aproximadamente 308 km, 42 km dos quais só no território aurorense. Ele nasce na Serra do Araripe, no distrito de Lameiro, Município de Crato, com o nome de Rio da Batateira. Sua bacia hidrográfica está espalhada pelas cidades de Icó, Cedro, Umari, Baixio, Ipaumirim, Várzea Alegre, Lavras da Mangabeira, Granjeiro, Aurora, Caririaçu, Barro, Juazeiro do Norte, Crato, Missão Velha, Barbalha, Jardim, Penaforte, Milagres, Abaiara, Mauriti, Brejo Santo, Porteiras e Jati.

Além de abastecer as bacias do Salgado e Jaguaribe, as águas do afluente também permitem os açudes de Orós e Castanhão recarreguem.

Poço do Meio – Rio Salgado

Poço do Meio - Rio Salgado (Foto: Arquivo/Prefeitura de Aurora)

O Poço do Meio é um dos atrativos naturais do Rio Salgado. Fica localizado na entrada da cidade, em direção ao município de Lavras da Mangabeira, nos limites do sítio Santa Bárbara.

Massalina do Salgado

Massalina do Salgado  (Foto: Arquivo/Prefeitura de Aurora)

O Sítio arqueológico da Massalina constitui-se em uma bela formação geológica e inusitada. A Massalina do Salgado fica localizada no Sítio Volta, na região do Pavão, distante cerca de 18 km da sede do município.

Barragem do Sítio Santa Cruz

A Barragem da Santa Cruz é um local bastante visitado por moradores que buscam lazer e também por pescadores.
(Foto: Henrique Macêdo)

A barragem foi inaugurada no ano de 1954, pelo então prefeito Antônio Jaime Araripe, e está localizada nas proximidades da estrada que dá acesso ao Sítio Espinheiro. O local é bastante visitado por moradores que buscam lazer, e pescadores que lançam suas tarrafas na tentativa de pescar peixes.

Casa da Cultura Moacir Soares Pinto e Centro Cultural Aldemir Martins

(Foto: Arquivo/Ronaldo Neto)

Um dos equipamentos culturais da cidade abriga o museu municipal, a sede da banda de música Sr. Menino Deus, o auditório Dona Santô e a escola de música maestro Esmerindo Cabrinha da Silva. O local também é destinado para exposições temáticas permanentes e temporárias, artes e ofícios.

Cemitério da Bailarina

Cemitério da Bailarina (Foto: Thyago Farias)

O Cemitério da Bailarina tem cerca de 300 anos e fica localizado na comunidade de Carro Quebrado a 20 km da sede do município. O local era utilizado para realizar o sepultamento das pessoas que morriam acometidas de uma doença chamada "peste negra" que matou muitas pessoas na região, especialmente na cidade de Aurora. “Bailarina” era o nome usado para a enfermidade. Diz a  lenda que em uma das Catacumbas, existe um pote de ouro enterrado,e quem conseguir acertar o local onde o mesmo está enterrado, pode ficar com ele, mas se errar o local, morre lá mesmo.


Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Acervo de fotografias antigas de Aurora na Secult (Foto: José Cicero)

A sede da secretaria de Cultura e Turismo(Secult) de Aurora, localizada na Av. Antônio Ricardo, 43 - Centro, abriga um acervo de fotografias antigas do município através de uma exposição Iconográfia instalada no local. No espaço também é possível conferir obras de artes no campo da escultura, pintura, literatura de cordel e artesanato. As obras de artes genuinamente aurorenses.



Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Portal Aurora Notícias no (88) 99799-9345.
 
Top