Ingazeiras 120 anos de história - Portal Aurora Notícias

Ingazeiras 120 anos de história

Compartilhar
Ingazeiras, Aurora-CE
Tida como um dos mais antigos distritos do Cariri Oriental a nossa bela, bucólica e aprazível Ingazeiras se fez conhecer ao Ceará muito especialmente nos anos tidos pela marcante e nunca esquecida passagem do trem. Além da sua umbilical ligação com aquele que fora o principal responsável pela própria colonização do Cariri - o rio Salgado, notável manancial sulcaririense tão cantado em versos e trovas pelos mais altos literatos e poetas da ribeira.

Ingazeiras - solo sagrado de Aldemir Martins, de quebra, um dos mais conhecidos e festejados artistas plásticos do nosso país. Também cumpre destacar que foi na Ingazeiras, que aliás, certa feita, em uma das suas canções mais referenciais e conhecidas de título homônimo, o cantor Ednardo, a chamou de "oco do mundo" e, onde igualmente nascera o grande forrozeiro Alcymar Monteiro.

Ingazeiras vizinha inseparável do Juiz onde Frei Caneca foi preso pelas tropas do Império em 1824. E do Pavão, terras históricas e produtivas que uma vez pertenceram ao padre Cícero Romão Batista. Do marcante riacho dos porcos a um passo de Quimami à Missão Velha. Antigo entreposto da velha estrada dos almocreves...

Ingazeiras das Tropas imperiais e das antigas minas do Morro Dourado. Ingazeiras de uma gente forte e altiva de que toda a Aurora se orgulha demais...

Um Dedo a mais de História

Ingazeiras foi constituída oficialmente como distrito no dia 27 de abril de 1898 e, não obstante os seus 120 anos de muita história mantêm nas nossas melhores memórias o trunfo, como uma lembrança doce e ressabiada, de um dia já ter sido considerada cidade. O que se deu por força da lei estadual 6477 de 28 de agosto de 1963.

Parabéns Ingazeiras! A rainha do nosso belo Salgado - o rio mais doce do mundo, pelos seus 120 anos de vida oficial.

Texto e foto: Prof. José Cícero - Secretário de Cultura e Turismo - Aurora - CE.