20ª edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas recebe mais de 3 mil inscrições - Portal Aurora Notícias

20ª edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas recebe mais de 3 mil inscrições

Compartilhar
Foto: Sesc Cariri

Assessoria Sesc Cariri

A Mostra Sesc Cariri de Culturas encerrou as inscrições para artistas se apresentarem na 20ª edição do encontro. As inscrições, realizadas de 1 a 30 de junho, totalizaram 3.111 inscritos. De 16 a 20 de novembro, a região do Cariri se transforma em cenário para apresentações de espetáculos de teatro, dança, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo.

Participam do processo de seleção: 130 grupos representantes da região Centro-Oeste, 1.485 do Sudeste, 310 do Sul, 72 do Norte e 1.114 da Região Nordeste – abrangendo, ao todo, 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. São Paulo é o estado que mais registrou inscrições, foram 889. Os grupos estão divididos nas linguagens: artes cênicas (1.408), artes visuais (256), literatura (241), audiovisual (188) e música (1.018).

A próxima etapa é a curadoria para selecionar os artistas que irão compor a programação da Mostra. Técnicos do Sesc e profissionais de notável saber nas linguagens artísticas, integram a equipe da curadoria, com a missão de analisar os projetos a partir dos seguintes critérios divulgados em edital: qualidade técnica e artística, inovação, criatividade, relevância conceitual, temática ou histórica, diversidade e ineditismo na Mostra.

A divulgação da lista com os nomes dos grupos selecionados está prevista para o dia 9 de agosto, no site da Mostra (www.mostracariri.com.br).

Sobre a Mostra Sesc Cariri de Culturas

Idealizado pelo Departamento Regional do Sesc Ceará, a Mostra Sesc Cariri de Culturas, palco de difusão das mais diversificadas manifestações artísticas e culturais, chega com sucesso a sua 20ª edição. Consolidada como um dos maiores encontros de difusão de manifestações artísticas e culturais no Brasil, a Mostra é referência por produzir, fomentar e expandir a arte e a cultura popular de cada canto do País no Cariri cearense, sem deixar de lado as expressões artísticas da região.

A Mostra não tem caráter competitivo e se apresenta como espaço de estímulo à produção nas diversas áreas artísticas, com proposta de intercâmbios interdisciplinares para desenvolvimento de projetos colaborativos nas mais variadas categorias.

Sobre os 70 anos do Sistema Fecomércio

Após o período da Segunda Guerra o Brasil passou por grandes desafios. O Estado não conseguia atender à crescente demanda por serviços sociais, nem acompanhar o novo contexto do mercado de trabalho. Deste modo, em maio de 1945, representantes empresariais da indústria, comércio e agricultura, realizam em Teresópolis, a primeira Conferência das Classes Produtoras (CONCLAP). Nesse encontro elaboram uma proposta ousada de custeio dos serviços sociais e da educação profissional para os trabalhadores com recursos das classes patronais. A Carta da Paz Social foi o documento que formalizou as diretrizes para o desenvolvimento econômico com justiça social. Nascia assim, a partir da iniciativa do empresariado, o Sistema S, o maior Sistema de desenvolvimento social do mundo.

No Ceará, em 16 de março de 1948, o empresário Clóvis Arrais Maia fundou a Federação do Comércio com a finalidade de unir lideranças do setor para colaborarem com a educação profissional e a qualidade de vida dos trabalhadores. No mesmo ano, a Fecomércio implanta o Sesc e o Senac instituições mantidas pelos empresários do comércio que ofertam serviços sociais e educam para o comércio de bens, serviços e turismo.

Serviço:

Mostra Sesc Cariri de Culturas

Data: 16 a 20 de novembro

Resultado da curadoria: 9 de agosto

Site: www.mostracariri.com.br