Comitê de Enfrentamento às arboviroses realizará reunião nesta quinta-feira (30)

O encontro terá como finalidade discutir o gerenciamento e monitoramento em parceria com o Estado, outros municípios e a sociedade civil, as ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes Aegypti no âmbito municipal para o enfrentamento às arboviroses.

A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Thamiryes Quezado Freire espera contar com significativa representatividade de vários segmentos, sobretudo de membros do Comitê.

O Comitê é responsável por apoiar o fortalecimento das três frentes de trabalho definidas no Plano Nacional: mobilização e combate ao mosquito, atendimento às pessoas e desenvolvimento tecnológico, educação e pesquisa.

O Comitê Municipal de Enfrentamento da Dengue, do Virus Chikungúnya e Zika Vírus foi instituído em Aurora no dia 18 de julho de 2017 e sua atuação rendeu neste ano o reconhecimento do Governo do Estado ao município, tanto que Aurora foi classificado entre os 100 municípios do estado do Ceará que concentraram os melhores resultados no controle das arboviroses, na mobilização “Todos contra o Mosquito”. Tal conquista possibilitou participação no rateio de 10 milhões de reais do incentivo instituído pelo Governo do Ceará.

Para figurar na lista dos 100 melhores municípios, seis critérios tiveram de ser cumpridos. Entre esses critérios estão a instituição do comitê municipal intersetorial de combate ao mosquito, monitoramento dos indicadores de qualidade da vigilância das arboviroses, cobertura mínima da visita domiciliar de 80% dos imóveis do município e apresentação do Plano Municipal de Ação de Vigilância e Controle das Arboviroses para 2018.

Assessoria de Comunicação / Renato Brito