Lideranças sindicais do coletivo estadual da juventude da Fetraece participam do Encontro Nacional do “Programa Jovem Saber" - Portal Aurora Notícias

Lideranças sindicais do coletivo estadual da juventude da Fetraece participam do Encontro Nacional do “Programa Jovem Saber"

Compartilhar
A representação do Ceará se fez presente, sendo os mesmos lideranças que fazem parte do coletivo estadual da Fetraece.
(Foto: Joathan Magalhães)
Por Henrique Macêdo

Foi realizado de 01 a 03 de agosto em Brasília, o Encontro Nacional do “Programa Jovem Saber”, o mencionado aconteceu no Centro de Estudo Sindical Rural da Contag, e contou com a participação de jovens rurais de todo Brasil. A representação do Ceará foram de 09 pessoas, sendo os mesmos lideranças sindicais e que fazem parte do coletivo estadual da juventude da Fetraece. Do sul cearense, se fez presente Joathan Magalhães, coordenador regional da Fetraece no Cariri, que coordena 27 sindicatos de trabalhadores rurais. O sindicalista também é diretor licenciado do sindicato de Aurora.

Joathan Magalhães, coordenador regional da Fetraece no Cariri.
Foto: (Joathan Magalhães)

O "Jovem Saber" é um programa de capacitação à distância para jovens rurais sindicalizados ou não. O programa é uma demanda da juventude no 8º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

O programa tem com objetivo capacitar jovens a partir de três eixos de estudo, que são: Formação Profissional, Política Sindical e Política Pública.

Os cursos vão enfocar temas como desenvolvimento rural sustentável, educação, agroecologia, organização da produção, cooperativismo, histórico do movimento sindical, planejamento, gênero, organização e gestão sindical, metodologias de trabalho em comunidade, etc.

Como participar do programa

Os (as) jovens que desejarem participar devem formar Grupo de Estudo por STTR - Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Cada STTR poderá ter mais de um Grupo de Estudo.

A capacitação será feita a partir de Módulos de Estudo num total de 06 módulos. O grupo só passará de um módulo para o outro mediante a realização de uma tarefa de estudo. Por exemplo, no 1º módulo o grupo de estudo receberá uma cartilha virtual (e não mais cartilha em papel), em que constará também uma tarefa. O grupo terá 45 dias para realizar a tarefa e enviá-la para o email: jovemsaber@contag.org.br. Recebida à tarefa, a CONTAG enviará ao grupo a cartilha virtual do 2º módulo, dando continuidade à capacitação.

O grupo de estudo deverá acessar pela internet a página da CONTAG - www.contag.org.br. Nessa página existe do lado direito escrito a frase Jovem Saber, assim basta clicar na frase e encontrará outra frase que é: Cartilha Jovem Saber Turma X - Xº módulo , por fim clica na frase e será solicitado uma Senha. Sendo que a CONTAG enviará a senha do grupo de estudo depois deste ter se inscrito no curso. Desse modo, o grupo terá acesso à cartilha e a tarefa.

Poderão participar do programa jovens sócios e sócias, ou que venha se associar ao Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais com idade entre 16 a 32 anos.
Os grupos de Estudo devem ter no mínimo 05 jovens e no máximo10. Deste modo, facilitará a realização de reuniões periódicas do grupo.

As inscrições poderão ser realizadas em qualquer período do ano e podem ser feitas por carta, fax ou e-mail: jovemsaber@contag.org.br. Não é obrigatório que seja feita na ficha em anexo, porém é imprescindível que contenha todos os dados pedidos e enviados para o endereço da CONTAG.