Moradores reclamam da falta de iluminação pública na Rua Dr. Guedes Martins, em Aurora - Portal Aurora Notícias

Moradores reclamam da falta de iluminação pública na Rua Dr. Guedes Martins, em Aurora

Compartilhar
Os populares relatam que à noite acabam por ficarem mais vulneráveis à ação dos criminosos.
(Foto: Reprodução / WhatsApp)

Por Henrique Macêdo

Os moradores da Rua Dr. Guedes Martins, no bairro Araçá, em Aurora, reclamam da escuridão durante o período noturno, devido à falta de iluminação. Eles relatam que os postes estão com as lâmpadas queimadas e que há trinta e oito dias todo o quarteirão que compreende a via se encontra as escuras.

A sensação de insegurança que muita gente tem ao andar na Rua Dr. Guedes Martin, e em outras vias da cidade que passam pelo mesmo problema, não é uma impressão, mas um risco -e alto- de ser vítima de algum tipo de violência. Os populares acrescentam que à noite acabam por ficarem mais vulneráveis à ação dos criminosos.

"Além de meter medo, facilitam a ação dos ladrões. Os bandidos ficam mais à vontade para agir em ruas escuras", disse uma moradora.

Confira a situação em que a Rua Dr. Guedes Martins se encontra no vídeo:


A nossa reportagem entrou em contato com a Enel (antiga Coelce), e fomos informados pela distribuidora que a responsabilidade pela manutenção das luminárias e de responsabilidade da prefeitura. A gestão municipal por sua vez diz que é de competência da Enel, pois o Parque de Iluminação não foi transferido ainda pela distribuidora, desta forma, não sendo obrigação da prefeitura proceder.

Conforme a Resolução Normativa ANEEL nº 414, de 9 de setembro de 2010, no art. 218, amparada ao art. 30, inciso V da Constituição Federal, é do município a responsabilidade pela manutenção da iluminação pública (troca das lâmpadas; dos reatores; dos relês e outros materiais destinados à iluminação pública).

A resolução da ANEEL determinou que as distribuidoras deveriam transferir os ativos de iluminação pública às prefeituras.