Secretaria Municipal de Educação de Aurora esclarece dúvidas sobre o transporte universitário.

Atualmente, quatro ônibus fazem o transporte de universitários para as cidades de Cajazeiras-PB e Juazeiro do Norte.
(Foto: Arquivo/Henrique Macêdo)

Por Henrique Macêdo

A reportagem do Portal Aurora Notícias foi procurada por acadêmicos que cursam ensino superior nas cidades de Cajazeiras-PB e em Juazeiro do Norte, para obter informações sobre as vagas destinadas aos estudantes nos ônibus que fazem o transporte universitário.

Atualmente, quatro ônibus fazem o transporte de universitários para as duas cidades, compreendendo seis rotas, sendo duas pela manhã e três à noite para a cidade paraibana, e uma para a Terra do Padre Cicero no período noturno.
De acordo com a constituição, não cabe ao município subsidiar transporte escolar para o ensino superior, uma vez que, constitucionalmente, sua obrigação é com a educação básica. Mas não afetando a educação básica, o município poderá auxiliar como vem fazendo, diz Tony Bezerra.

O prefeito Júnior Macedo pretende baixar um decreto para substituição de vagas, haja vista ter sido realizado um pré-cadastro para que os assentos sejam destinados aos universitários que constarem no cadastro de reserva. Os veteranos também serão recadastrados.

Tony acrescenta que em relação às vagas remanescentes do Fies e Prouni, algumas faculdades receberam os estudantes no mês de fevereiro e outras em junho.  No entanto, os acadêmicos fazem a matricula nestas instituições de ensino superior, porém não procuram o setor responsável pelo cadastramento dos universitários, na Secretaria Municipal da Educação de Aurora para garantir o ingresso no transporte oferecido gratuitamente pelo Poder Público Municipal.  

Com a redução violenta dos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) durante o segundo semestre, foi descartada a possibilidade de abrir uma nova licitação para o transporte universitário em Aurora. Vale ressaltar que o auxílio financeiro proveniente do FPM representa a principal fonte de receita do município.