Ideb: Aurora alcança meta do Ministério da Educação - Portal Aurora Notícias

Ideb: Aurora alcança meta do Ministério da Educação

Compartilhar
Por Henrique Macêdo

Aurora alcançou o parâmetro determinado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), segundo dados do Ministério da Educação (MEC). Os resultados relativos ao ano de 2015 foram divulgados nesta segunda-feira (3).

Nos anos iniciais, o município superou a nota do ensino fundamental (4° ao 5°), que é (4.3) alcançando (4.9). Em 2013, quando foi realizada a última avaliação, Aurora obteve nota (4.4).

Do 6ª ao 9ª (anos finais), a Terra do Menino Deus alcançou (4.4) no ano de 2015.

Na comparação com as 184 cidades do Ceará, a nota dos alunos dos anos iniciais coloca Aurora na 168ª posição. Considerando a nota dos alunos dos anos finais, o município ocupa a 72ª colocação.

Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas.

Como é feito o cálculo

O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar realizado todos os anos, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, a Prova Brasil (para Idebs de escolas e municípios) e a Saeb (no caso dos Idebs dos estados e nacional) – avaliações aplicadas no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio. Os dados de aprovação são verificados a partir do Censo Escolar da educação Básico, realizado anualmente. O Ideb é calculado para escolas e para sistemas de ensino que monitoram o seu desempenho em relação a metas individuais pactuadas com o governo federal. O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o Ideb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário