Vacinação contra sarampo e pólio atinge 470 mil crianças no Ceará

A vacinação contra sarampo e poliomielite atingiu, neste sábado (1º), a marca de 92% do público-alvo no Ceará. Segundo dados do Ministério da Saúde, 470.118 crianças de 1 a 5 anos foram imunizadas em todo estado, de acordo com dados atualizado até as 17h.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das pessoas, que representa um total de 483.724 crianças cearenses.

A campanha foi encerrada neste sábado, mas a vacinação continua sendo realizada nos postos de saúde do estado. No total, 154 municípios atingiram a meta mínima de 95% de vacinação.

Os dados consolidados serão divulgados durante semana, após a contabilização de todos os atendimentos.

'Dia D'

Em Fortaleza, foram imunizadas 166.582, cerca de 77% do público alvo.

Neste sábado, 19 novos postos de saúde da capital ficaram abertos para aplicar as doses da vacina. A previsão era que 50 mil pessoas fossem vacinadas.

Imunização

Para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina serão vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite - VOP).

Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independentemente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, que não necessitam de uma nova dose.
Fonte: G1 CE