Aurora comemora o Dia Mundial da Saúde Mental com diversificada programação - Portal Aurora Notícias

Aurora comemora o Dia Mundial da Saúde Mental com diversificada programação

Compartilhar
Fotos: Luiz Neto

O Município de Aurora, na região do cariri, esfera governamental administrada pelo jovem prefeito João Antonio de Macedo Júnior celebrou nesta quarta-feira, 10, evento alusivo ao Dia Mundial da Saúde Mental, sendo que em Aurora essa foi a 6ª edição comemorativa.

A programação deflagrada pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde começou na terça-feira, 9, na sede do CAPS, na Rua Senador Virgílio Távora (Bairro São Benedito), com palestra com a nutricionista Jamylle Correia, que massificou o tema Alimentação Saudável, seguido de apresentação dos alunos da Oficina Terapêutica, sob a orientação do jovem Matheus com a trilha sonora – Ninguém é Igual a Ninguém, Viva a Diferença!

Ainda na terça, a coordenação do CAPS prestou uma singela homenagem aos pacientes do setor que fizeram aniversário durante este ano de 2018, inclusive com direito a bolo, pipoca, refrigerante e entrega de presentes. Na mesma ocasião, a coordenação do CAPS exibiu os trabalhos artesanais produzidos pelos pacientes participantes da Oficina Terapêutica,

Vale frisar que o momento foi prestigiado pelos familiares dos pacientes, que inclusive testemunharam a eficácia dos trabalhos prestados pelos profissionais do CAPS, sob a coordenação de Allana Kisley, inclusive destacando uma grande melhora, tanto no comportamento bem como na própria saúde dos seus filhos.

Já na quarta-feira, 10, a programação comemorativa ao dia Mundial da Saúde Mental foi descentralizada para o auditório Dona Santô na Casa da Cultura Moacir Soares Pinto – Centro Cultural Aldemir Martins (ao lado da Igreja Matriz – centro).

A princípio, a coordenadora do CAPS, Allana Kisley agradeceu a presença dos alunos do curso técnico de enfermagem da Escola Estadual de Educação Profissional, Leopoldina Gonçalves Quezado, como também dos Agentes Comunitários de Saúde, profissionais da saúde, dentre outros. Durante esses dois dias, Allana sempre deixou clara no seu semblante a satisfação e felicidade de poder compartilhar com o momento festivo, principalmente no que diz respeito ao reconhecimento dos familiares dos pacientes assistidos pelo CAPS.

Logo após, o enfermeiro Mikael Figueiredo apresentou o projeto de sua autoria denominador de ‘Cuidar Sim, Excluir Jamais!; frisou a falta de compromisso do governo federal, que repassa mensalmente a insignificante quantia de R$ 28 mil para custear todas as despesas do CAPS, sendo que o valor mal dá para pagar os profissionais da sigla. Mikael lembrou o nascimento do CAPS de Aurora, cujo projeto surgiu no ano de 2009, portanto, o primeiro ano da primeira gestão do então prefeito Adailton Macedo. “Certo dia - Adailton prestes a viajar a Brasília perguntou se alguém da secretaria de saúde tinha algum projeto pra ele levar a capital federal. A partir daquele momento comecei uma grande correria no sentido de conseguir toda documentação necessária para que pudéssemos implantar o CAPS em nosso município”, disse o enfermeiro Mikael Figueiredo.
O certame prosseguiu com a realização de duas palestras ministradas pelos médicos Zacaria (Psicólogo) e Kassandra Lins (Clínica). No final, houve a apresentação dos pacientes da Oficina Terapêutica, finalizando com distribuição de lanches para todos os presentes.

Este dia visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global, e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticos ou sócio-económicas. Combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica é outro dos objetivos do dia.

Vale ressaltar que o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-I) de Aurora funciona de segunda à sexta-feira, das 07:00h às 14:00h, contanto inclusive com uma incomparável equipe de profissionais, tais como: Psiquiatra, Médica Clínica, Psicólogo, Enfermeira, Artesão, Psicopedagoga, Técnica de Enfermagem, Assistente Social, dentre outros funcionários, formando, portanto, a equipe multiprofissional da sigla.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário