Motivo de orgulho: Aurorense é selecionado em chamada para financiamento de projetos com instituições europeias

Colaborou: Prof. Murilo de Luna, do Departamento de Engenharia Química - UFC
Em mais uma ação de internacionalização, a Universidade Federal do Ceará foi uma das 17 instituições de ensino brasileiras selecionadas para colaborar com projetos europeus financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa (ERC, pela sigla em inglês). O resultado da chamada pública foi divulgado nessa semana pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP).

Natural do município de Aurora, na região do cariri, o Prof. Murilo Tavares de Luna, do Departamento de Engenharia Química da UFC, foi selecionado na Chamada Pública ERC-CONFAP-CNPq Call 2018 para financiamento do projeto "Estudos de materiais organocatalíticos para síntese de biolubrificantes". De acordo com o Prof. Murilo, o projeto aprovado terá início ainda neste semestre e é uma colaboração entre ele e especialistas da área de síntese de materiais e síntese orgânica para atuação conjunta no desenvolvimento de novos produtos e processos que tenham aplicabilidade industrial.

Ele receberá subsídios do CNPq, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e do ERC para atuar em parceria com o Prof. José Alemán, da Universidad Autónoma de Madrid, na Espanha.

"O professor Alemán já tem um projeto aprovado na linha de desenvolvimento de catalisadores não-convencionais para várias aplicações. Nesta chamada CONFAP/ERC, planejamos iniciar uma parceria em uma área que eu tenho experiência, no caso dos processos de obtenção de biolubrificantes, e na linha dos catalisadores não-convencionais, que o Prof. Alemán é o coordenador. Neste momento, o projeto prevê missões de trabalho para mim na Universidad Autónoma de Madrid para atuação conjunta no tema, que poderá gerar colaborações futuras para alunos da UFC atuarem neste tema em Madri e vice-versa", explica.

Além da UFC, foram selecionados projetos de pesquisadores dos estados de Alagoas, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. Eles irão colaborar com pesquisas de países como Suécia, Reino Unido, Portugal, Noruega, Bélgica, Itália e Israel.