CAPS-I de Aurora abre as comemorações à Semana da Saúde Mental com palestra

Foto: Renato Brito

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-I) de Aurora abriu nesta terça-feira (09) as comemorações em torno da Semana da Saúde Mental.

Nesta terça a programação foi voltada para os pacientes assistidos pela “Oficina Terapêutica” da instituição. A turma é assistida diariamente pelos profissionais do CAPS. Os pacientes residentes na sede dispõem de transporte, e todos eles recebem diariamente alimentação.

Os vinte e cinco pacientes da “Oficina Terapêutica” desenvolvem várias atividades ao longo do período em que estão no CAPS, como várias produções artesanais, que durante o evento desta terça-feira (09) estiveram expostos em uma das salas do CAPS.

Uma palestra ministrada pela Dra. Jamylle Corrêia - Nutricionista tratou do tema “Alimentação Saudável”. Dra. Jamylle orientou os pacientes alertando para a necessidade e importância de uma alimentação correta, evitando-se a presença de alimentos prejudiciais à saúde.

Durante a palestra, várias intervenções foram feitas pelos pacientes, afim de esclarecimentos acerca da necessidade de certos alimentos ou não durante as refeições.

Ao final da palestra, uma homenagem foi preparada pela equipe do CAPS, onde foram cantados os parabéns com direito a bolo, pipoca e muito mais. Cada paciente foi presenteado um brinde.

Dia Mundial da Saúde Mental

Nesta quarta-feira (10), quando será comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental, o CAPS realizará no Auditório da Casa da Cultura uma palestra com a médica Dra. Clínica Kassandra, outra pelo médico Psicólogo Dr. Zacarias e por fim, uma palestra com o enfermeiro Mikael Figueiredo, onde será apresentado o Projeto “Cuidar sem excluir, jamais”.

A Coordenadora do CAPS-I, Alana Kisley lembra que durante todo o mês de outubro várias ações serão desenvolvidas com o objetivo de tratar da exclusão, a quebra de preconceitos, de estigmas e reinserção social destas pessoas que possuem vulnerabilidades psicossociais.

Equipe do CAPS

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-I) de Aurora funciona de segunda à sexta-feira, das 07:00h às 14:14:00h e conta com uma gama de excelentes profissionais, como: Psiquiatra, Médica Clínica, Psicólogo, Enfermeira, Artesão, Psicopedagoga, Técnica de Enfermagem, Assistente Social, dentre outros, que juntos foram a equipe multiprofissional.

Assessoria de Comunicação / Renato Brito