Ceará tem mais de 44 mil motoristas com carteira de habilitação vencida, diz Detran

Foto: Rodrigo Rezende / G1

O Ceará tem 44.694 motoristas com a carteira de habilitação vencida. O número é do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) e compreende os condutores que, neste ano, já deveriam ter renovado a licença.

Até o último dia 5, de acordo com o Detran, mais de 231 mil cearenses já haviam realizado os exames necessários para renovar a licença para dirigir. O número ultrapassou os 280 mil em 2017.

Segundo o balanço, a quantidade emitida em 2018, somando primeira e segunda vias e renovações, já atingiu um total de 409.236, montante ainda inferior ao ano passado, que fechou com 553.379 emissões.

Desinteresse

Conforme o professor do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (DET/UFC), as razões para o adiamento vão desde o desinteresse à falta de condições socioeconômicas.

A penalidade para quem estiver com a CNH vencida há mais de 30 dias é de até R$ 293,47, recolhimento do documento e retenção do veículo. A infração é considerada gravíssima e garante sete pontos na carteira do condutor.

Fonte: G1 CE