CRAS de Aurora promove palestra para grupo de idosos em alusão ao Outubro Rosa

Foto: Luiz Neto

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 11, na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Rua Dr. Guedes Martins, no Bairro Araçá, palestra proferida pelo Enfermeiro Adriano Feitosa, que abordou a questão da saúde da mulher.

O tema debatido diz respeito a campanha ‘Outubro Rosa’, que trata justamente acerca da saúde da mulher. O evento teve como público alvo o Grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Idoso (SCFV), sob a coordenação da Srª Lúcia Quezado.O acontecimento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que tem a frente a jovem Monalisa Holanda.

Em 2018, a campanha do INCA (Instituto Nacional de Câncer) no Outubro Rosa tem como tema "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?". O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença.

A campanha:

Enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas;

Informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos;

Mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica;

Esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento;

Informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

Assessoria de Comunicação/Luiz Neto