Desempregada, mãe aurorense pede ajuda para tratamento da filha com Hidrocefalia e Síndrome de West

Por Henrique Macêdo / Redação Aurora Notícias / Fotos: Edilânia Fernandes

Fortaleza - A mãe da pequena Vitória, de 1 ano e 3 meses, está realizando uma campanha para ajudar no tratamento da garota, diagnosticada com Hidrocefalia e Síndrome de West desde que nasceu. A criança também é acometida por apnéia.

A síndrome de West é uma doença rara caracterizada por crises epilépticas frequentes. Apenas uma, a cada 4 mil crianças nascidas, adquire a doença.  Já a Hidrocefalia trata-se o acúmulo excessivo de líquido cefalorraquidiano (LCR) dentro do crânio. Isso leva à dilatação dos ventrículos e ao inchaço cerebral, o que pode comprometer o desenvolvimento intelectual da criança.

Apnéia é um distúrbio caracterizado pela obstrução de nariz, garganta ou orofaringe (parte da garganta logo atrás da boca). As recorrentes pausas na respiração interrompem o sono diversas vezes.

"Desde o dia que a minha filha nasceu que ela vem lutando pela vida. A vitória já foi internada várias vezes, já foi entubada sete vezes, já teve seis paradas, mas está aqui. Eu sei que Deus tem um plano na vida dela", conta Edilânia Fernandes, mãe da Vitória.
Por falta de tratamento médico em Aurora, a família teve que se deslocar até Fortaleza, onde pequena Vitória está internada há oito meses no Hospital Albert Sabin. Atualmente, ela se encontra na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A mãe da garotinha também relatou que teve que parar de trabalhar para acompanhar a filha no tratamento na capital cearense. 

Correndo contra o tempo, Edilânia pede apoio da população nesse momento tão delicado de sua vida.

Além de ajuda financeira para custear o tratamento, a mãe da criança também está precisando de fraldas descartáveis (tamanho M), sabonete líquido, shampoo, pomada Nistatina para assadura, lencinho, hidratante Johnson, óleo de girassol e um vidro de Cavilon.

Quem quiser ajudar a pequena vitória pode entrar em contato com a família pelos telefones (85) 9681-3574 – (88) 9859-1035 - (88) 99115-3177, ou indo pessoalmente até a Rádio Educativa Aurora do Povo FM, na Rua Monsenhor Vicente Pinto, S/N - Centro de Aurora. Também foi disponibilizada uma conta bancária.

Dados da conta:

Banco do Brasil

Agência: 1482-6

Conta Poupança:  20/25 8-'4  

Edilânia Fernandes

Faça o Aurora Notícias conosco, envie sugestões de reportagens através do WhatsApp (88) 99799 9345.