Prevenção do câncer de próstata e de mama são temas de palestra na Loja Maçônica Cavalheiros da Nova Aurora n°69.

Com informações e fotos de Sheysa Ribeiro - Presidente do Clube das Samaritanas de Aurora

Aurora – Foi realizada na noite desta terça-feira (30), na Loja Maçônica Cavalheiros da Nova Aurora n°69, uma palestra sobre a prevenção do câncer de próstata e de mama.  A ação dá continuidade a campanha “Outubro Rosa-Novembro Azul - O câncer não tem sexo", cujo objetivo é arrecadar alimentos não perecíveis para a Casa de Apoio São Bento, localizada na Rua da Matriz, Centro de Barbalha.  A iniciativa foi idealizada pelo Clube das samaritanas de Aurora.

A palestra teve como principal foco chamar a atenção da Família Maçônica e convidados sobre a importância da prevenção, incentivando a promoção da saúde, o autoexame, a detecção precoce e o tratamento adequado do Câncer.

Também foi um momento de muita reflexão e emoção com o depoimento da Samaritana Regina Célia Pinheiro Maciel, um exemplo de superação e fé na luta contra o Câncer de Mama

É importante destacar o apoio do Venerável Mestre da Loja Cav. Da Nova Aurora, José Tavares. Ele abriu espaço para que fosse possível a realização do evento.

O Venerável Mestre enfatizou que os maçons sentem um orgulho muito grande das Samaritanas, principalmente por se tratar desse empenho, dessa dedicação acerca da temática.

“O Evento de ontem contribuiu para todos que fazem a maçonaria de Aurora como também contribuiu para os visitantes, e favoreceu também um elo maior da família maçônica de Aurora, de forma que fica visível que um momento importante está acontecendo onde uma aproximação maior entre todos está se estreitando mais ainda”.
A palestra também contou com as colaborações imprescindíveis da Presidente do Clube das Samaritanas de Aurora, Sheysa Ribeiro, do professor Mikael Figueiredo e do Fisioterapeuta Ranniere Figueiredo, que engradeceram o momento.

Na ocasião, além de abordar o tema “câncer de mama”, o professor Mikael Figueiredo agradeceu o convite dos maçons e das samaritanas.

“Ontem realizamos uma palestra sobre o outubro rosa a convite das Samaritanas e os maçons. Foi um momento único! Só tenho a agradecer em nome de Jose Tavares e Sheysa sua esposa”.

Segundo dados da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum e que mais mata mulheres em todo o mundo (a lista não considera o câncer de pele não melanoma, que tem alta incidência na população).

A doença não apresenta sintomas em sua fase inicial, por isso é tão difícil detectá-la precocemente. Vale lembrar que quanto antes o câncer é identificado, mais altas são as taxas de sucesso no tratamento.
Em linguagem simples, o Fisioterapeuta Ranniere Figueiredo falou sobre a importância dos exames de prevenção do câncer de próstata e passou diversas orientações ao público.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Anualmente são mais de 13 mil mortes, sendo uma a cada 40 minutos. Por isso a prevenção é muito importante.

Estiveram presentes à palestra os Maçons, Samaritanas, DeMolay e convidados.

Os alunos do 3º ano do curso técnico de enfermagem da EEEP. Leopoldina Gonçalves Quezado realizaram teste de glicemia e aferição da pressão arterial.
Faça o Aurora Notícias conosco, envie sugestões de reportagens através do WhatsApp (88) 99799 9345.