Reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde discutiu saúde pública

Foto: Renato Brito

O Conselho Municipal de Saúde de Aurora realizou nesta sexta-feira (26) uma reunião extraordinária no ‘Auditório Dona Santô’, na Casa da Cultura, para discutir assuntos relacionados à saúde pública do município. A reunião foi comandada pelo presidente do CMS – Eliézio Luiz.

O evento contou com a participação de secretários municipais, dentre eles, Adailton Macedo, que esteve representando o prefeito Dr. Júnior Macedo, que não pôde estar presente ao encontro em virtude de um compromisso fora do município, agendado anteriormente. Os secretários municipais: Monalisa Holanda, Zé Dácio e Wellington Cortêz também marcaram presença, bem como o presidente da Câmara, o vereador Aderlânio Macedo, Décio Santana, o médico Dr. Raimundo Macedo, o diretor administrativo da Fundação Antônia Maria da Conceição, mantenedora do Hospital Geral Ignêz Andreazza, Josimar Freire, conselheiros de saúde, dentre outros.

O Defensor Público, Dr. Francisco Pereira Torres, que havia enviado ofício ao Conselho Municipal de Saúde, requisitando tal reunião, foi o primeiro a fazer uso da palavra. Dr. Torres elogiou o CMS pelo trabalho realizado e destacou uma visita-inspeção realizada pela Defensoria Pública ao Hospital Geral Ignêz Andreazza. Segundo ele, o intuito da defensoria é colaborar para o melhoramento da saúde do município. O Defensor Público aurorense fez a leitura do relatório elaborado após a visita realizada ao hospital. O defensor público também lembrou e reconheceu feitos de Adailton Macedo enquanto prefeito municipal.

O diretor administrativo da Fundação Antônia Maria da Conceição, mantenedora do Hospital Geral Ignêz Andreazza, Josimar Freire também fez uso da palavra e reconheceu algumas deficiências na unidade, porém, destacou que os esforços estão concentrados e melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo Hospital, inclusive mencionando o apoio que vem sendo dado pelo médico Dr. Raimundo Macedo.

Ao fazer uso da palavra, o ex-prefeito e atual secretário de Governo e Gestão do município, Adailton Macedo disse que enquanto diretor por um bom período naquele hospital sempre prezou e orientou a todos os funcionários que dessem o melhor de si para proporcionar o melhor atendimento possível.

Adailton elencou o montante de serviços prestados pelo município no tocante a saúde. Só a Policlínica Dr. Acilon Gonçalves realizou mais de 8 mil atendimentos neste ano. Já à Policlínica Regional de Brejo Santo, o município arca com o valor de R$ 32 mil mensalmente para que os aurorenses sejam atendidos. Só neste ano a referida unidade de saúde já ofereceu mais de 4 mil atendimentos aos aurorenses. Outro equipamento importante instituído em Aurora na gestão de Adailton, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) já realizou mais de 10 mil atendimentos em 2018.

O secretário também lamentou as dificuldades encontradas para encaminhar pacientes para outros centros hospitalares. Adailton reconheceu a disponibilidade do Defensor Público em buscar discutir a saúde do município e entregou a ele vasto material que atesta as informações prestadas e comprovam os investimentos feitos pela Prefeitura em torno da saúde do município.

Assessoria de Comunicação / Renato Brito