Aurora realizou Dia D da campanha de vacinação antirrábica

Foto: Divulgação / Governo do Estado do Ceará

Por Henrique Macêdo – Redação Aurora Notícias

Aurora - Com o objetivo de imunizar cães e gatos, permitindo o controle da circulação do vírus e prevenindo a raiva humana, Aurora realizou o dia D da Campanha Nacional Antirrábica no último sábado 24, no setor de apoio dos Agentes de Combate as Endemias, localizado na Rua Cel. José Leite, Bairro Araçá. As ações do dia de mobilização iniciaram por volta das 7h e encerraram às 12h.

A campanha começou no dia 22 de outubro e deve continuar até o próximo dia 23 de dezembro, com visitas domiciliares dos agentes de endemias em todas as localidades do município. A meta é vacinar 6.134 cães e 2.742 gatos.

De acordo com Thammyres Quezado, coordenadora do Departamento Municipal dos Agentes de Endemias de Aurora, 5.060 cães e 2.725 gatos já foram imunizados contra a raiva animal, diminuindo muito o risco de proliferação do vírus.

DOENÇA - A raiva é uma doença viral e infecciosa, que pode ser transmitida ao ser humano através da mordida, arranhão ou lambida do animal contaminado. A doença atinge o sistema nervoso central e quase sempre é fatal, por isso é extramente necessário sua prevenção com a vacina antirrábica.

Sintomas da raiva em cães e gatos

Agressividade, com tentativas de morder pessoas, animais e objetos

Tristeza, com busca de lugares escuros

Alteração do latido

Salivação excessiva, com a boca aberta constantemente

Recusa de alimentos e de água por ter dificuldade de engolir, com engasgos

Perda de coordenação motora

Convulsões

Paralisia nas patas traseiras

Paralisia total

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Portal Aurora Notícias no (88) 99799-9345.