Publicidade

Publicidade

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Vídeos

TV Diário do Sertão

Mais Acessadas

Pesquisar

Avaliação de resultados: Major Luciano Rodrigues completa um ano a frente do 2º BPM


Major Luciano Rodrigues de Oliveira 
(Foto: Seção de Relações Públicas do 2º BPM)

Comemorando um ano a frente do comando do 2º BPM em novembro, o major Luciano Rodrigues de Oliveira avalia os resultados das estratégias de enfrentamento à criminalidade desenvolvidas pela Polícia Militar na Região do Cariri.

Dados estatísticos oriundos da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) indicam que a Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19), que compreende 25 municípios do cariri cearense, obteve redução nos índices criminais contra a vida e contra o patrimônio.

O comandante do 2º BPM avaliou os dados referentes ao período de janeiro a outubro de 2018 num comparativo com o mesmo período do ano passado, contabilizando um período de 10 meses. Os dados referentes aos meses de novembro e dezembro de 2017 não foram incluídos por se tratar do período de transição do comando, bem como pela impossibilidade de ser comparado ao mesmo período em 2018.

No último ano, diversas ações foram desencadeadas pelas forças de segurança com o objetivo de proporcionar uma segurança pública de qualidade para a população caririense. Neste sentido, a Polícia Militar vem contribuindo com a redução dos índices criminais, além de salvar vidas.

No período de janeiro a outubro de 2018 foram registrados 214 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) na Região do Cariri, 24% a menos do que no mesmo período do ano passado quando foram contabilizados 283 crimes dessa natureza. Houve redução de 29% em relação aos Crimes contra o Patrimônio 1 (CVP 1), uma vez que foram registrados 1.666 esse ano, contra 2.372 contabilizados em 2017.

Além disso, foi registrada queda de 39% nos Crimes contra o Patrimônio 2 (CVP 2), sendo que em 2018 foram registrados 211 contra 349 contabilizados no ano passado. Por fim, os crimes de furto também diminuíram 14%, uma vez que foram registrados 3.110 esse ano contra 3.622 contabilizados no ano de 2017.

Os dados ainda apontam que em 2018 já foram retiradas de circulação 560 armas de fogo, bem como mais de 249 kg de entorpecentes, entre cocaína, crack e maconha.

De acordo com o comandante do 2º BPM, Major Luciano Rodrigues, os bons resultados decorrem da integração entre as forças de segurança que atuam na Região do Cariri no último ano. A Polícia Militar, em especial, trabalhou diuturnamente nesse período buscando contribuir para a melhoria na qualidade da segurança pública.

Observações:

* Segundo a SSPDS, os CVLI são a soma de crimes de homicídio doloso/feminicídio, lesão corporal seguida de morte e roubo seguido de morte (Latrocínio). As mortes decorrentes de intervenção policial não são consideradas como intencionais, pois possuem excludente de ilicitude. O CVP 1 inclui roubo a pessoa, roubo de documentos e outros roubos que não estão incluídos no CVP 2, exceto latrocínio. O CVP 2 inclui roubo a residência, roubo com restrição de liberdade da vítima, roubo de carga e roubo de veículos, exceto latrocínio.   

*Principais ações desencadeadas pelo comando do 2º BPM em 2017/2018

No dia 20 de novembro de 2017, publicou-se no Boletim do Comando Geral da PMCE a nomeação do Major Luciano Rodrigues de Oliveira como Comandante do 2º BPM, em substituição ao Tenente-Coronel Cícero Nelson Cordeiro de Brito.  O oficial, que à época comandava a 3ª Companhia do BPRAIO, foi homenageado pela tropa daquela organização policial militar por ter sido o primeiro comandante da OPM desde a inauguração da sede em Juazeiro do Norte.

Em dezembro de 2017 foi realizada a solenidade de passagem de comando do 2º BPM, evento presidido pelo Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará, Coronel Ronaldo Mota Viana, além de contar com a presença de diversas autoridades civis, militares e a família do Major Luciano Rodrigues de Oliveira. Uma das primeiras ações do novo comandante ainda em dezembro foi a criação de um canal de disque denúncia para contato direto entre a população e a Polícia Militar através do aplicativo de whatsapp.

Em janeiro de 2018 foi constatado que a Região do Cariri registrou em dezembro a maior redução de homicídios no ano de 2017. A Polícia Militar também definiu o plano de segurança para Romaria de Nossa Senhora das Candeias, entre outras ações.

Em fevereiro de 2018, a Região do Cariri registrou redução de homicídios durante o mês anterior, além de desencadear a Operação Carnaval 2018, Operação Ressaca e a prisão de um homicida que havia fugido da cadeia pública de Juazeiro do Norte, entre outras ações.

Em março de 2018, a Região do Cariri registrou redução de homicídios pelo terceiro mês consecutivo. O Comando do 2º BPM realizou homenagens a policiais femininas no Dia Internacional da Mulher, além de prestigiar a posse dos Conselhos Comunitários de Defesa Social em Juazeiro do Norte, entre outras ações.

Em abril de 2018, a Região do Cariri registrou redução de 25% no índice de homicídios no primeiro trimestre. Além disso, a Polícia Militar concluiu a Operação Quaresma e iniciou a Operação Semana Santa nesse período. Policiais Militares do 2º BPM são treinados para compor a Força Tática da AIS 19, entre outras ações.

Em maio de 2018, a Região do Cariri registrou redução de homicídios durante o anterior. O 2º BPM recepcionou alunos em solenidade alusiva ao Dia Estadual do PROERD, além de participar da maior ação de segurança do país: a Operação Tiradentes II. Nesse período, contabilizou-se mais de 200 apreensões de armas de fogo e a apreensão de 131kg de entorpecentes no Cariri, entre outras ações.

Em Junho de 2018, sede do BPRAIO e sistema de videomonitoramento são inaugurados em Brejo Santo. Cidade do Crato também recebe sistema de videomonitoramento para auxiliar as forças de segurança no combate à criminalidade. Carga roubada no estado de Pernambuco é recuperada no Cariri. Vovó do tráfico é presa em Juazeiro do Norte, entre outras ações.

Em Julho, agosto e setembro de 2018, as divulgações institucionais foram suspensas em conformidade com o Decreto nº 32.675, de 22 de maio de 2018 que dispõe sobre a publicidade institucional nos sítios eletrônicos e redes sociais durante o período eleitoral de 2018 e do Decreto nº 32.737, de 06 de julho de 2018 que dispõe sobre normas restritivas à publicidade institucional, no âmbito do poder executivo estadual.

Em outubro de 2018, Região do Cariri registrou redução de homicídios no mês anterior. Foram retiradas de circulação mais de 500 armas de fogo no Cariri, além da apreensão de mais de 200kg de entorpecentes durante o ano, entre outras ações.

Solicitações para entrevistas devem ser encaminhadas para ASCOM/PMCE através do (85) 3101-3546 ou comunicacao.pm.ce@gmail.com.

Seção de Relações Públicas do 2º BPM

Cariri

Comentários