Avaliação do SPAECE será aplicada aos alunos da rede municipal de Aurora nos dias 27, 28 e 29 de novembro



Por Henrique Macêdo – Redação Aurora Notícias 

Aurora - Estudantes da rede pública de ensino do município de Aurora serão avaliados pelo Sistema Permanente da Avaliação da Educação Básica (Spaece). As avaliações serão aplicadas nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2018 para estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.

Em Aurora, as avaliações ficaram agendadas da seguinte forma:


A avaliação do 5º e 9º ano terá como foco o domínio das competências e das habilidades esperadas nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática.

No caso das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental, na vertente Spaece-Alfa, a avaliação terá como base o nível de leitura de cada uma.

No mesmo período, serão aplicados questionários contextuais, investigando dados socioeconômicos e hábitos de estudo dos alunos, perfil e prática dos professores e diretores.

A iniciativa da Seduc tem como objetivo conhecer o nível de alfabetização e as competências e habilidades nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática com foco na melhoria do ensino ofertado.

O SPAECE fornece subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais. Para isso, a cada edição, são aplicados testes de desempenho e questionários contextuais que possibilitam extrair dados e traçar um panorama da qualidade da educação.

No dia 17 de outubro deste ano, houve a aplicação de provas para os alunos das 3ª série do Ensino Médio e o 2º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio, conforme estabelecido no calendário da Secretaria da Educação.

O Spaece completa, em 2018, 26 anos de atuação. É constituído de três focos: Avaliação da Alfabetização – Spaece-Alfa (2º ano do EF), Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos) e Avaliação do Ensino Médio (3ª série e EJA).

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Portal Aurora Notícias no (88) 99799-9345.