Chuva de 90 milímetros banha a zona rural de Aurora

Segundo dados da Funceme, na sede do município o acúmulo pluviométrico foi de 76,6 milímetros.
Foto: Adail Araújo

Por Henrique Macêdo – Redação Aurora Notícias

Aurora registrou um bom volume chuva entre a noite desta segunda-feira (26) e a manhã desta terça-feira (27). O maior acúmulo pluviométrico aconteceu no Coxá, com 90,0 milímetros.

Também choveu na sede do município, onde foi computado 76,5 milímetros. No Sítio Creoulas choveu 65 milímetros. Na comunidade do Sítio Tipi o volume de chuva foi de 62,4 milímetros. No Sítio Espinheiro e em Santa Vitória-Lages os pluviômetros registraram 50,0 milímetros. Os dados são da Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos) e da Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Aurora.

Açude Cachoeira


Diante do bom volume de chuva que Aurora e a região do cariri vem recebendo nos últimos dias o Açude Cachoeira, manancial responsável pelo abastecimento d'água da sede do município, atualmente se encontra com 5.630.000 m3 de água, 16,40% de sua capacidade total de armazenamento, conforme dados divulgados nesta segunda-feira,26, pela Companhia de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (Cogerh – Bacia do Salgado).

Defesa Civil emite alerta

A Defesa Civil do Ceará emitiu uma alerta à população Funceme apontar previsão de chuvas mais fortes na região Jaguaribana e no Cariri entre esta segunda-feira (26) e esta terça (27).

De acordo com o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, as precipitações se deram, principalmente, devido à atuação de uma Zona de Convergência de Umidade (ZCOU), que é uma banda de nuvens que costuma formar-se na região central do País nesta época do ano.

Para esta terça-feira (27), chuvas mais intensas devem ser registradas na porção sul do Ceará, o que deixa a população em alerta com a mensagem emitida pela Defesa Civil. Segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os acumulados podem variar entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Em caso de situação de risco, a orientação é para ligar para 193.

Previsão do tempo para o estado

Terça-feira

Nebulosidade variável com chuva na região Jaguaribana e no Sertão Central e Inhamuns. Nas demais áreas, céu parcialmente nublado.

Quarta-feira

Nebulosidade variável com possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea e na Serra da Ibiapaba. Nas demais áreas, céu entre parcialmente nublado e claro.

Quinta-feira

Nebulosidade variável com possibilidade de chuva na faixa litorânea, na região Jaguaribana e no Maciço de Baturité. Nas demais áreas, céu parcialmente nublado.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Portal Aurora Notícias no (88) 99799-9345.