Estudantes de Aurora desenvolvem tecnologias para beneficiar comunidades do município


Fotos: Reprodução/Seduc 

Por Henrique Macêdo – Redação Aurora Notícias

Aurora - As tecnologias desenvolvidas pelos estudantes das escolas técnicas estaduais Tabelião José Pinto Quezado e Leopoldina Gonçalves Quezado fazem parte da formação profissional e promovem benefícios para as comunidades do município de Aurora.

Para desenvolver as inovações como o Reágua, Planzheimer e o CompareALL, os estudantes receberam a orientação de professores e coordenadores de curso.

Projetos

Planzheimer – Horta e Aplicativo

Os alunos cultivam na escola uma horta medicinal onde são plantadas diversas ervas.
Foto: Lucas Moura

Horta: Os alunos da Escola Leopoldina Gonçalves Quezado, desenvolveram o “Planzheimer”, pesquisa científica que retrata os casos do Alzheimer realizando a junção da tecnologia com a jardinagem de ervas medicinais e ornamentais para a amenizar efeitos colaterais da doença.  A pesquisa científica foi desenvolvida por uma comitiva organizadora formada por discentes do 2° ano de Eletrotécnica e Enfermagem, tendo como idealizadores os alunos Lucas França e Carla Vitória. Os estudantes têm como orientador o professor de Química Joeliton José Silva Pessoa e co-orientadora a coordenadora Fabia Pereira.

Aplicativo: Com vontade e expertise tecnológica acima da média, os estudantes desenvolveram o aplicativo “Planzheimer”. A iniciativa, lançada recentemente, tem como objetivo transmitir conhecimentos do Alzheimer para os demais usuários e trazer para os portadores da doença. O aplicativo disponibiliza também abas onde ensinam aos usuários a cultivarem diversas ervas, para que utilizá-las e como produzir os chás medicinais.


O Aplicativo está dividido em diversos menus divididos por área de conhecimento, tais como Alzheimer, lista de ervas, chás medicinais, formas de cultivo e outras. O software está disponível na PlayStore com 20MB.

CompareALL


O CompareALL foi desenvolvido pelos professores Erlânio Freire e Sérgio Lavor, juntamente com os alunos Jardel Souza e Marcelo, da Escola Tabelião José Pinto Quezado. O software compara preços de produtos dos supermercados da cidade e promete ajudar na economia familiar.

Os desenvolvedores afirmam que a intenção do aplicativo é ajudar as pessoas a encontrarem os valores mais baratos antes mesmo de saírem de casa para as compras.

As informações são atualizadas todas as semanas pelos administradores do software. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente pela PlayStore, disponível por enquanto apenas para aparelhos com sistema Android.

Reágua

O Reágua foi desenvolvido pelos estudantes da Escola Tabelião José Pinto Quezado Aline Nascimento e Jorge Wesley, sob a orientação da professora Simone Freire e colaboração do diretor João Paulo Pio.

A concepção do mecanismo surgiu para evitar o desperdício hídrico, e ao mesmo tempo conscientizar a população sobre os gastos de água no município de Aurora.

Fotos: Aline Nascimento 

Por meio de uma caixa seletora é selecionada por onde a água irá percorrer.  Manejando uma manivela o usuário poderá decidir se o líquido vai diretamente para o esgoto ou poderá ser reutilizado.

A ideia inédita já está pronta para ser colocada em prática. As peças para a montagem do equipamento são de baixo custo e acessíveis a toda população.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Portal Aurora Notícias no (88) 99799-9345.