Últimas

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Polícia Civil de Aurora investiga causas de incêndios na zona rural do município

Foto: Reprodução/Delegacia Municipal de Aurora 

Por Henrique Macêdo – Redação Aurora Notícias

Aurora - A Polícia Civil do Estado do Ceará, por meio da Delegacia Municipal de Aurora, está desenvolvendo investigações com o objetivo de apurar os responsáveis pelas queimadas que vem assolando o município nos últimos meses.

Aurora figura-se na lista dos 10 municípios cearenses com o maior número de focos de incêndio ao longo do ano de 2018. Segundo os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o município ocupa a 6ª colocação com o registro de mais de 240 ocorrências.

Nos últimos meses foram registrados vários incêndios de grandes proporções na zona rural do município, além de outros que ainda estão em curso. Nesta semana, por exemplo, dezenas de propriedades nas comunidades de Santa Vitória, Vila Tipi, Sítio Sobradinho, Sítio Unha de Gato e Riacho do Pássaro foram atingidas.

“Somos sabedores da prática agrícola de "queimada da broca" feita pelos agricultores nessa época do ano, mas essa prática quando é desmedida, sem o controle e os cuidados necessários, passando a atingir o meio ambiente preservado, propriedades e a vida humana, deixa de ser uma simples conduta agrícola e passa a ser uma conduta criminosa”, comenta o Delegado Paulo Hernesto.

A explicação para os meses de setembro, outubro e novembro serem tradicionalmente os mais críticos, está no clima. Neste período de estiagem são registradas as menores taxas de umidade relativa do ar, desta forma a condições naturais são favoráveis à ocorrência e propagação de queimadas.

O delegado pede que a população denuncie os responsáveis pelas queimadas irregulares. Ele acrescenta que o sigilo é absoluto e disponibiliza os canais da delegacia.

“Assim, pedimos a população que denuncie os responsáveis por essas práticas nos nossos canais de comunicação, para que possamos evitar que nosso município seja notícia em todo o estado por conta dessas práticas delituosas. Apoie. Denuncie. Seja nosso parceiro e colaborador. A segurança pública é construída juntamente com o apoio da comunidade. Telefone/WhatsApp (88) 99983.0771, Fanpage: delegacia municipal de aurora, Instagram: delegacia municipal de Aurora”, finaliza o Delegado.

A queimada irregular, mesmo sem intenção, é passiva de punição conforme previsto no art. 250 do Código Penal Brasileiro, com detenção de 3 a 6 anos de cadeia.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Portal Aurora Notícias no (88) 99799-9345.

Vídeos

Vídeos

Anuncie Aqui

http://picasion.com/