Farias Brito registra sua maior chuva no ano nesta quinta-feira (06)

Equipes da Prefeitura tentam minimizar os danos das chuvas.
(Foto: Edson Freitas)

66 municípios cearenses registraram chuvas entre as 7h de ontem e as 7h desta quinta-feira (06), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior delas aconteceu em Farias Brito, que fica a 470 km de Fortaleza, na região do Cariri, onde ocorreu um volume de 178 milímetros – o maior do Município no ano.

Maior precipitação neste período de pré-estação, a chuva atingiu Farias Brito de madrugada e surpreendeu seus moradores. A água inundou diversas ruas no Centro da cidade e derrubou o muro de alguns terrenos. Nesta manhã, equipes da Prefeitura estão visitando alguns pontos da cidade.

Na casa do funcionário público Francisco Batista Filho, a chuva chegou a altura de quase um metro, amassando seu portão. Para diminuir o volume da água, ele teve que quebrar um dos muros do quintal. “Nunca aconteceu isso. Antes, aconteceu da água ficar só no primeiro piso. Está molhada um bocado de coisa. Não sei se a geladeira funciona mais”, desabafou.

Também foram registradas chuvas de destaque na macrorregião do Sertão Central e Inhamuns, principalmente em Arneiroz (74.5 mm), Catarina (73 mm) e Novo Oriente (70 mm). No Litoral Norte, choveu forte em Santana do Acaraú (68.8 mm).

Na macrorregião do Cariri, além de Farias Brito, choveu em 16 municípios. As maiores precipitações aconteceram em Crato (62 mm), Altaneira (46 mm), Barro (45,8 mm), Juazeiro do Norte (32 mm) e Missão Velha (28 mm).

As chuvas no Sul do Estado acontecem no período pré-estação chuvosa. Diferente do restante do Ceará, onde a quadra invernosa acontece no período de fevereiro a maio; no Cariri, o período com maior intensidade de chuvas acontece de janeiro a abril. “Na medida que vai aproximando o fim do ano, as chuvas tendem a cair mais”, explica o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz.

A previsão da Funceme para esta quinta-feira e os próximos dois dias é de nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões do Ceará.

Fonte: Antônio Rodrigues / Diário do Nordeste