Retrospectiva 2018: Projeto Semear promoveu diversas ações voluntárias em prol das crianças e adolescentes de Aurora

Ao longo de 2018, além das diversas ações voluntárias, também foi possível realizar sonhos  ser destaque na mídia local. Arte: Henrique Macêdo / Fotos: Projeto Semear 

Por Henrique Macêdo – Redação Aurora Notícias
       
Aurora - 2018 ficará marcado na história do Projeto Semear. Ao longo deste ano, além das diversas ações voluntárias, também foi possível realizar sonhos e promover a inclusão das crianças e adolescentes de Aurora em eventos de grande porte. O Projeto Semear também foi destaque nas TVs da região, desta forma, levando o nome da Terra do Menino Deus para patamares cada vez mais elevados.

Visibilidade

TV Verdes Mares:

Programa #Partiu / Foto: Projeto Semear 

O programa #Partiu, da TV Verdes Mares, apresentado por Tep Rodrigues, mostrou para todo o Ceará os trabalhos desenvolvidos pelo Projeto Semear. Foi uma grande oportunidade para apresentar os jovens talentos de Aurora para todo o estado. O vídeo está disponível na GloboPlay.

TV Verde Vale:

Programa Ceará Diverso/Foto: Projeto Semear 

Os talentos mirins de Aurora Sabrina Nascimento, Luiz Ariel, Carlos Victor e Alex Luna, vencedores da terceira edição do Festival de Música Talento Mirim, se apresentaram no dia 19 de Julho, no Programa Ceará Diverso da TV Verde Vale, em Juazeiro do Norte. Com exceção de Alex Luna, foi a primeira vez que os demais participaram de um programa de TV ao vivo, o que na verdade para eles foi um sonho realizado. Na oportunidade, foi entregue um certificado do Projeto Semear ao apresentador Vandinho Pereira, pelo apoio dado aos jovens músicos da Terra do Menino Deus.

Programa "A Tarde é Nossa"/ Foto: Projeto Semear

O jovem Valdemir Araujo, o “Valdemir Cantor" uma das revelações do Projeto Semear, mostrou o seu talento para todo o Cariri no programa “A Tarde é Nossa", apresentado pela comunicadora Marleide Duarte, no dia 23 de novembro.

Festival de Música Talento Mirim


3ª Edição do Festival de Música Talento Mirim
 Foto: Renato Brito - Portal AquiConectados

O 3º Festival de Música Talento Mirim, evento democrático de ampla participação popular, considerado o maior do nordeste por dar oportunidade a jovens talentos, emocionou o público que esteve presente no dia 07 de julho na Associação Beneficente Aurorense (A.B.A). Na ocasião, a adolescente Sabrina Nascimento sagrou-se campeã. O festival reuniu cerca de 20 participantes, entre crianças e adolescentes. Inicialmente, evento estava agendado para o dia 26 de maio, mas teve que ser adiado em virtude do falecimento do pai do idealizador do evento e coordenador do Projeto Semear, Mardônio Barros. 

Inclusão em competições regionais

2ª Corrida Juazeirinha / Foto: Projeto Semear 

No dia 22 de julho, os jovens atletas de Aurora participaram da 2ª Corrida Juazeirinha, evento realizado em alusão aos 107 anos de emancipação política de Juazeiro do Norte. A corrida reuniu competidores de todo o estado. Os garotos fizeram bonito e ganharam o pódio.

Colocações:

Categoria de 07 a 09 anos (masculino)

1º Lugar Mateus

2ºLugar Renan

Categoria de 10 a 12 anos

1ºLugar Lazaro

2ºLugar Eric

3ºLugar Igor

Categoria 10 a 12 anos

3ºLugar Allane

Categoria de 13 a 15 anos

2º Lugar Layane

Para participar do evento, o Projeto Semear contou com o apoio das seguintes pessoas e empresas:

Supermercado Gonçalves
Campos Papelaria
José Alcyr e Samara
Marcelino
Vanessa Kelly
Allan
Raimundo Nonato
Portal Aurora Notícias
Zeza Landim
Mercantil Lucena org: Marciano Lucena
Mikael Figueiredo

12ª edição do Circuito Caixa de Maratoninha de Fortaleza
Foto: Projeto Semear 

O Projeto Semear levou várias crianças para disputar a 12ª edição do Circuito Caixa de Maratoninha de Fortaleza. Mas não foi uma ação qualquer. Para participar da Maratoninha, os atletas contaram com a colaboração da população aurorense, que foi quem ajudou a custear a viagem dos atletas até a capital do Estado e a hospedagem. Uma equipe de voluntários bateu de porta em porta para arrecadar o valor necessário para que alguns garotos pudessem garantir presença na competição. Foi um trabalho de união, determinação e garra! Um exemplo que enche a todos de orgulho.

1ª Maratoninha Aurora Kids - Corrida e Ciclismo / Foto: Willian Lucena 

A 1ª Maratoninha Aurora Kids – Corrida e Ciclismo, realizada no mês de outubro, reuniu esporte e muita diversão no centro de Aurora. Em uma tarde de sexta-feira, o evento promovido pelo Projeto Semear em parceria com Arimatéia Divulgações e LEO Clube, contou com cerca de 150 participantes, superando as expectativas dos organizadores. A corrida fez parte das comemorações alusivas ao dia das crianças e também celebrou os três anos do projeto Sociocultural Semear.

O principal propósito da competição mirim, conforme os realizadores, foi reunir as famílias dos participantes para incentivar a prática de atividades físicas no público infantil.

A corredora mirim Isabelle Freire, a “Isabala”, também esteve presente na competição.

Isabelle Freire, a “Isabala” / Foto: William Lucena 

A mãe de um dos atletas mirins, Ana Kelly, ficou emocionada quando o conselheiro tutelar e radialista Mardônio Barros apresentou ao público a garota Vitória, portadora de necessidades especiais.

Momento de emoção na1ª Maratoninha Aurora Kids - Corrida e Ciclismo
Foto: William Lucena 

Inclusão em festivais regionais

Concurso musical “Talento Garden Kids” 
 Foto: Henrique Macêdo 

Em novembro, os jovens cantores de Aurora foram destaque no cenário da música caririense. Gisele Freire, Juninho do Acordeom e Allane Silva, do projeto semear, fizeram bonito na grande final do concurso musical “Talento Garden Kids”, promovido pela Associação de Lojistas do Cariri Shopping Center, em Juazeiro do Norte.

Gisele Freire cativou público e jurados ao cantar a música “Someone Like You”, de Adele.

Allane Silva, também emocionou a plateia e membros comissão julgadora com a sua voz. Ela cantou a música “Velha Infância”, da banda Tribalistas.

O talentosíssimo Juninho do Acordeom conquistou o terceiro lugar no festival com o seu talento ímpar para tocar sanfona e cantar a música “Minha vida é andar por esse país”, de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha.

Esta foi terceira vez que os cantores mirins do projeto semear participaram do concurso de música e chegaram a final.

Antes de subir aos palcos os jovens talentos da Terra do Menino Deus recebem noções de técnica vocal. O pioneirismo do Projeto Semear no município de Aurora chama atenção por promover a inclusão social a partir da música.

Concursos

3º Concurso de Desenhos Semearte/Foto: Projeto Semear 

A terceira edição do Concurso de Desenhos Semearte estimulou a criatividade, o desenvolvimento da capacidade de observação e a sensibilidade de 20 de participantes entre crianças e adolescentes. O certame contou com o apoio da Professora Maria Alves, Pergaminho Papelaria, Giliarte comunicação visual e Associação São Francisco.

Reforma da nova sede

O Projeto Semear é constituído na forma de associação civil sem fins lucrativos, por isso depende da solidariedade da população para realizar seu trabalho no município.

A nova sede da entidade, doação do voluntario William Lucena, será instalada na Rua Padre Cicero, no bairro Araçá. O prédio está precisando de alguns reparos.

Confira o vídeo: 



Como a entidade não tem condições de arcar com os custos da reforma, Mardônio Barros pede a ajuda da população. Para realizar os reparos, serão necessários tintas, pincéis e cimento, dentre outros materiais.

Em três anos de sua existência, o Projeto Semear vem fazendo a diferença no município incentivando o desenvolvimento dos jovens aurorenses, combatendo a ociosidade e evitando a aproximação das crianças do mundo das drogas.

 "Cada pequeno esforço voluntário, quando é feito com amor, transforma qualquer coisa, até mesmo a mais difícil", destaca Mardônio Barros.

Quem quiser contribuir com a realização dos reparos na sede, pode fazer doações dos materiais de construção ou em dinheiro. Telefone para contato: (88) 99745-2132.

Faça o Aurora Notícias conosco, envie sugestões de reportagens através do WhatsApp (88) 99799 9345.