Ceará deve receber parte da Força Nacional ainda nesta sexta-feira

Foto: Reprodução/TV Jangadeiro 

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, acaba de autorizar o envio da tropa ao estado do Ceará. Cerca de 300 homens e 30 viaturas da Força Nacional seguem ainda hoje para o estado e atuarão por 30 dias em ações de segurança e apoio à Polícia Federal (PF), à Polícia Rodoviária Federal (PRF), ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e às forças policiais estaduais. Caso necessário, o prazo de atuação da FN poderá ser prorrogado.

A decisão foi tomara após a série de episódios de violência que vem acontecendo desde a noite da última quarta-feira, 2. Em nota, a assessoria da pasta informou que "também foram consideradas a gravidade dos fatos, a necessidade de manutenção da segurança pública e o dever das forças policiais federais e estaduais de, por ação integrada, proteger a população civil e o patrimônio público e privado de novos incidentes".

O governador Camilo Santana (PT) havia solicitado o reforço de homens da Força Nacional de Segurança, Exército e Força de Intervenção Integrada (FIPI), para trabalhar em conjunto com os profissionais cearenses na resolução da crise.

O Povo