Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Vídeos

TV Diário do Sertão

Mais Acessadas

Pesquisar

Fieis lembram aniversário de morte de Mártir Francisca em Aurora

A missa acontece, tradicionalmente, todo dia 9 de cada mês. 
Dia do martírio da “moça da capelinha”.
Foto: Santino Roberto Medeiros

Por Henrique Macêdo – Redação Aurora Notícias

Aurora - Na noite da última sexta-feira, 9 de fevereiro, a comunidade católica de Aurora esteve reunida na Igrejinha de Mártir Francisca, localizada no Bairro São Benedito (Aurora Velha). A missa dos 61 anos de vida eterna da santa popular da Terra do Menino Deus foi presidida pelo Padre Vancerlei. A celebração contou com a presença de dezenas de devotos que deram um colorido todo especial, ao acontecimento religioso. A missa acontece, tradicionalmente, todo dia 9 de cada mês. Dia do martírio da “moça da capelinha”.

Francisca Augusto da Silva, ou simplesmente Mártir Francisca, nascida no Sítio Creoulas, na zona rural de Aurora, aos 21 de fevereiro de 1941, foi assassinada brutalmente com 11 facadas pelo seu ex-noivo, Francisco Ferreira Barnabé, chamado de “Chico Belo”, no dia 9 de fevereiro de 1958, segundo descrição do processo 48/1958, da Comarca de Aurora. Na época, a jovem tinha 16 anos de idade. "Chico Belo" decidiu assassiná-la depois que o pai da vítima, Manoel Pedro Ferreira, desfez o noivado alegando que ele seria muito agressivo.

Depois da morte da jovem, surgiram rumores de graças alcançadas por meio de orações em intenção a ela. No Sítio Mororó (Várzea de Conta), ao lado de um pé de pereiro, local onde a jovem morreu tragicamente, foi edificada pelo pai de Mártir Francisca, uma pequena capela, que se tornou um dos maiores pontos de peregrinação do Ceará.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Portal Aurora Notícias no (88) 99799-9345.

Aurora

Comentários