Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Vídeos

TV Diário do Sertão

Mais Acessadas

Pesquisar

Aurora registra 98 casos de virose da mosca no ano, diz SESA

Foto: Reprodução/TV Diário

Por Henrique Macêdo – Redação Aurora Notícias

Segundo dados do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), o município de Aurora, na região do cariri, registrou entre janeiro e abril deste ano 98 casos da doença diarreica aguda (DDA), conhecida popularmente como “Virose da Mosca”. Em todo o estado foram registrados 160.142 casos.

Em todo o Ceará, Fortaleza é a cidade com o maior número de notificações, contabilizando 16.831 casos. No cariri, Juazeiro do Norte lidera o número de registros com 3.354 notificações da virose. O município de Jati acumula a menor quantidade no estado, com seis casos.

Ainda de acordo com a Secretaria da Saúde, em 2018, no mesmo período, o estado contabilizava 177.716 ocorrências da doença diarreica aguda (DDA). Ou seja, uma redução de 9,9%.

Sintomas da "Virose da Mosca"

Febre
Dor no corpo
Desconforto abdominal
Vômito
Diarréia
Coriza
Moleza
Ardência nos olhos

Em casos de infecções virais, os sintomas são mais brandos e costumam desaparecer em cinco dias. Já as infecções causadas por bactérias são mais severas, a febre e a diarréia costumam ser mais intensas. É importante procurar um médico para ter um diagnóstico correto e um tratamento adequado.

Como prevenir

Para prevenir as doenças trazidas pelas moscas e mosquitos é indispensável sempre manter os alimentos bem condicionados e guardados em geladeiras. Quando for consumi-los, lave as mãos em água corrente e faça a higienização das verduras com soluções de potássio para diminuir a contaminação. Evite lixeiras próximas a fogões, pias e geladeiras e não deixe acumular o lixo mais de 4 dias dentro de casa.

 Publicidade

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Portal Aurora Notícias no (88) 99799-9345.

Aurora

Comentários