Publicidade

Publicidade

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Vídeos

TV Diário do Sertão

Mais Acessadas

Pesquisar

Agricultores de Aurora recebem títulos de propriedade rural

Foto: Divulgação

49 agricultores de Aurora receberam na última sexta-feira (31), títulos de propriedade rural. A solenidade de entrega ocorreu no auditório do Centro Cultural do Araripe, no Largo da RFFSA, em Crato, durante a abertura da Exposição de Produtos da Agricultura Familiar do Cariri (XIX Exproaf). Na ocasião, também foram contemplados agricultores dos municípios de Barro (56), Jardim (14), Porteiras (6), Nova Olinda (70) e Penaforte (71).

O assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, falou que a grande importância da entrega dos títulos é que o agricultor passa a ser o dono da sua terra. “A propriedade é dele por direito, podendo ficar para os filhos e netos, e nesse contexto, o agricultor poderá ter um acesso muito maior a financiamentos”, explicou.

Cada proprietário recebeu uma pasta com o título do imóvel rural, memorial descritivo e planta. São beneficiados agricultores e agricultoras familiares com até 200 hectares. Com o documento em mãos e registrado no cartório, o produtor rural pode ter acessa ao crédito rural, financiamento bancário, assistência técnica, além de facilitar na aposentadoria e participar de programas de apoio à agricultura familiar.

O Programa de Regularização Fundiária é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Idace, com o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria Nacional de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura.

Estiveram presente na solenidade os deputados estaduais Moisés Braz e Fernando Santana; o  prefeito e o vice do Crato,  José Aílton e André Barreto; o prefeito de Porteiras, Fábio Cardoso; o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato, Zilcélio Alves; o Superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (IDACE), José Wilson Gonçalves; o presidente da Fetraece, Raimundo Martins; o Coordenador da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), Marcos Jacinto; e o representante da organização Barreira Amigos.

Aurora

Comentários